Com as características de operação dos tradicionais projetos de aviões de observação e instrução utilizados em todo o mundo, foi desenvolvido o avião IPE-06A. Empregando o que de mais moderno existe em tecnologia aeronáutica, o IPE-06A  atinge o mercado mundial como uma das melhores aeronaves de sua categoria tanto em performance como custos (aquisição e manutenção).

 
 


O IPE-06A é uma aeronave asa alta de dois lugares dispostos em tandem (longitudinalmente) para ser utilizado como avião de instrução, observação, reconhecimento, treinamento e transporte.

Possui características STOL (pequena distância de decolagem e pouso), requisito básico para utilização em locais onde a infra-estrutura é limitada. Necessita de apenas setenta metros para pousar, o que o torna um avião muito seguro no caso de um pouso de emergência. É de fácil e rápida montagem e desmontagem, podendo ser transportado em carreta rodoviária e guardado em local de pequeno espaço.

Com a velocidade de cruzeiro próxima dos duzentos quilômetros por hora e com uma autonomia de cinco horas, o IPE-06A é um avião muito atraente e econômico para viagens e transporte leve em pequenas e médias distâncias.

Os sistemas de controle do profundor (total) e eleron (parcial) usam tubos push¬pull, mais confiáveis e com melhores qualidades de resposta ao acionamento. Todas as superfícies de controle são projetadas com o tamanho ideal para fornecer total autoridade mesmo em regime de vôo limite, qualidade essencial principalmente para um avião escola.


Objetivando custos acessíveis e produto final com boas características, conhecendo os elevados valores de pesquisas em novos desenvolvimentos, utilizamos conceitos básicos semelhantes aos de projetos já consagrados. Somados a materiais de última geração que o tornam mais eficiente, com maior resistência estrutural, menor desgaste a intempéries e design moderno com ótimo acabamento e concordâncias somente conseguidas com o emprego de materiais compostos. Estes, os conceitos principais para concretização e consagração do projeto IPE-06A .