É um planador biplace para instrução primária e treinamento
de vôo a vela.
Sua performance muito próxima do Quero Quero facilita a
transição do biplace para o monoplace tornando mais
eficiente inclusive a utilização intercalada das duas
aeronaves na fase de treinamento após primeiro vôo solo.
O
planador IPE 02 teve seu primeiro protótipo, o Nhapecan I de
matrículas PP ZQL, voado em 28.05.79, com características muito
próximas as do Quero Quero. Foi apresentado neste mesmo ano na
abertura do Campeonato Brasileiro de Vôo a Vela em Bauru SP e na
FENAERO do CTA em S.J. dos Campos, quando recebeu uma proposta
para venda de 100 exemplares para a lndia. Após a exposição
participou da competição denominada Professor Vandaelle (recém
falecido) aonde venceu a primeira prova. A seguir permaneceu por
um ano em avaliação na Academia da Força Aérea Brasileira em
Pirassununga SP. DaIí seguiu para Blumenau SC e
atualmente encontra-se em condições de vôo em Tatui-SP.
O Nhapecan II, modelo
que teve 79 exemplares produzidos e foi finalmente homologado,
fez seu primeiro vôo em Fazenda Thalia no dia 16.08.83. Diferiu
do modelo I por possuir perfil de asa mais eficiente (perfil
Galvão) e menor envergadura. Com características mais próximas
dos planadores biplaces de alta performance importados com custo
e qualidade que lhe permitem competir com vantagem na
comparação. Atualmente com 70 exemplares nos clubes e escolas,
suas mais de 100.000 horas voadas em até 20 anos de operação,
são a melhor confirmação de qualidade.
O
Nhapecan demonstrou qualidades de vôo e eficiências
aerodinâmicas que o colocam lado a lado com o que de melhor
existe hoje em dia na Europa. Seguro fácil de voar, extremamente
tolerante e de ótima estabilidade. Comandos eficientes e
precisos, cabine com exelente conforto e muito boa visibilidade
para o instrutor.
Com
grande tolerância a manobras íntencionalmente descordenadas a
baixa velocidade o que vem a ser exelente atributo a um planador
de instrução, função a que o Nhapecan se destina.
Comentário do Engenheiro Aeronáutico:
Fernando de Almeida (in memorian)
Revista Flap 11/88