É o primeiro avião brasileiro especialmente concebido para o moderno treinamento de vôo acrobático. Seu projeto tem por base a experiência na construção sob licença do CAP – 10b francês, com certeza o melhor biplace de acrobacia atualmente construído em série. Uma aeronave que desde as manobras iniciais, permite o aprendizado e o vôo absolutamente seguro pelo aluno até a possibilidade do treinamento e execução das acrobacias mais avançadas pelos experientes pilotos de show aéreo e competição.

 
 


Nele a IPE investiu para associar a uma estrutura de alta resistência, qualidades inigualáveis de conforto e segurança, reunindo assim em um mesmo avião todas as características necessárias às manobras de maior responsabilidade aliadas à facilidade de pilotagem e à comodidade que o piloto de turismo ou executivo espera encontrar.

“Docilidade e harmonia de comandos, potência/peso na medida certa para um treinador, comportamento em manobras previsíveis – tudo isso faz do CAP – 10b o melhor avião do mundo para a iniciação e o aperfeiçoamento da pilotagem acrobática.”
Comentário do Engenheiro Aeronáutico :
Fernando de Almeida (in memorian)
Revista Flap 11/1988