É um planador biplace para instrução primária e treinamento de vôo a vela.
Sua performance muito próxima do Quero Quero facilita a transição do biplace para o monoplace tornando mais eficiente inclusive a utilização intercalada das duas aeronaves na fase de treinamento após primeiro vôo solo.

 
 

Confira matéria publicada na Revista Soaring  


O  planador IPE 02 teve seu primeiro protótipo, o Nhapecan I de matrículas PP ZQL, voado em 28.05.79, com características muito próximas as do Quero Quero. Foi apresentado neste mesmo ano na abertura do Campeonato Brasileiro de Vôo a Vela em Bauru SP e na FENAERO do CTA em S.J. dos Campos, quando recebeu uma proposta para venda de 100 exemplares para a lndia. Após a exposição participou da competição denominada Professor Vandaelle (recém falecido) aonde venceu a primeira prova. A seguir permaneceu por um ano em avaliação na Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga SP. Daí seguiu para Blumenau SC e atualmente encontra-se em condições de vôo em Tatui-SP.


O  Nhapecan II, modelo que teve 79 exemplares produzidos e foi finalmente homologado, fez seu primeiro vôo em Fazenda Thalia no dia 16.08.83.  Diferiu do modelo I por possuir perfil de asa mais eficiente (perfil Galvão) e menor envergadura. Com características mais próximas dos planadores biplaces de alta performance importados com custo e qualidade que lhe permitem competir com vantagem na comparação. Atualmente com 70 exemplares nos clubes e escolas, suas mais de 100.000 horas voadas em até 20 anos de operação, são a melhor confirmação de qualidade.


O Nhapecan demonstrou qualidades de vôo e eficiências aerodinâmicas que o colocam lado a lado com o que de melhor existe hoje em dia na Europa. Seguro, fácil de voar, extremamente tolerante e de ótima estabilidade. Comandos eficientes e precisos, cabine com excelente conforto e muito boa visibilidade para o instrutor.
Com grande tolerância a manobras intencionalmente descoordenadas a baixa velocidade o que vem a ser excelente atributo a um planador de instrução, função a que o Nhapecan se destina.
Comentário do Engenheiro Aeronáutico:
Fernando de Almeida (in memorian)
Revista Flap 11/88