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Revista Isto é
"Dinheiro"
Negócios
Junho de 2005
no.403 - Página 58
Embraer do futuro
Paranaense IPE nem sequer produz um avião
por mês, mas vai abrir fábrica na China |
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Há
mais mistérios entre o céu e a terra paranaenses do que supõe
nossa vã filosofia. A curitibana IPE, fabricante de aviões
monomotores, prepara-se para abrir fábrica na China, seguindo
os passos da Embraer. A internacionalização não surpreenderia se
a IPE não tivesse apenas quinze funcionários, faturamento anual
de US$1 milhão e produção de menos de uma unidade por mês.
“Estou assustado, mas já assinei o protocolo com os chineses”,
garante João Carlos Boscardin, sócio da Indústria Paranaense de
Estruturas. O convite dos chineses surgiu através de uma
consultoria carioca. “Recebi um telefonema propondo o encontro.
Viajei ao Rio, gostei da idéia e, em agosto, viajo para
Shenyang, na China, para fechar negócio”, explica Boscardin, em
estado de graça. “Na mesa de reuniões, claro que fico temeroso.
Mas quando vejo a qualidade do meu avião, perco qualquer
receio”.
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Fundada em 1972, por seu pai, também chamado João Carlos, a IPE
sempre perseguiu o sonho de trilhar o caminho da Embraer. “Eles
também começaram fabricando planadores (aeronaves sem motor),
como a gente”, orgulha-se Boscardin filho. No início dos anos
60, o engenheiro civil João Carlos Pessoa Boscardin vivia se
enroscando nos hangares do aeroclube de Curitiba. Dublê de
mecânico, ele gostava e entendia de aviões e planadores. Quando
aparecia algum quebrado, Boscardin não hesitava em enfiar as
mãos na graxa. Aprendeu rápido. E abriu sua própria fabrica em
um galpão no centro de Curitiba, onde funcionava a serralheria
da família. “Durante anos, meu pai fabricou planadores escondido
do meu avo , confidencia Boscardin. Foram 300 aeronaves desse
tipo nos últimos trinta anos”. |
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Mas o sonho de construir aviões mantinha-se vivo. De dois anos
para cá, pai e filho investiram R$ 11 milhões para consolidar o
projeto IPE-06A, especifico para instrução de pilotos e
vigilância. “O Departamento de Aviação Civil prevê demanda de
250 aeronaves por ano”, diz o filho, ressaltando que o preço de
venda do avião é US$ 100 mil. A IPE, que planeja montar um avião
por mês a partir de julho, tem como nova meta aprender mandarim.
“Devido à concepção do avião, ele pode ser construído rápido. Os
chineses estão com pressa, pois possuem imensa demanda na
formação de pilotos”, diz Boscardin, já calculando como será a
vida na ponte-aérea Bigorrilho (bairro central de
Curitiba)/Shenyang.
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O
Nhapecan-II demonstrou ser um planador seguro e fácil de voar,
extremamente tolerante e estável. E também robusto e de
manutenção simples, e seus pequenos defeitos (ergonomia de
comandos, detalhes de cockpit e falta de aviso de estol) são
facilmente corrigíveis na produção seriada. Bem “limpo” e nas
mãos de um piloto bem treinado, deve permitir um desempenho nada
desprezível quando comparado com máquinas importadas de média
performance, com L/D de 35:1.
A obtenção do CHT abrirá portas de muitos mercados de exportação
(Estados Unidos, América Latina e Europa), tendo em vista o
preço mais que competitivo e as boas características de vôo.
Valeu o esforço do CTA, cujo trabalho profissionalíssimo na
condução do processo de homologação garantirá o reconhecimento
do CHT fora do Brasil. Valeu a persistência da IPE, na pessoa de
seu Diretor Presidente, eng9 J.C. Boscardin, que acreditou no
projeto até o fim, enfrentando os mais sérios obstáculos e
problemas financeiros sem desanimar, até ter o seu Nhapecan-II
pronto para a fabricação seriada, com o CHT praticamente na mão.
Assim, dá para acreditar no futuro do vôo à vela no Brasil:
teremos brevemente o reequipamento de clubes com planadores de
instrução Nhapecan-II. Nota Em paralelo, busca-se resolver o
problema da falta de aviões rebocadores. Soluções à vista:
importação de rebocadores “Aero Boero” da Argentina, conversão
de P-56 para 150 HP e conversão de T-23 Uirapuru para o trabalho
de reboque. O CEV -CTA provou que mesmo essa última hipótese é
perfeitamente viável.
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