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O Estado do Paraná
Economia
Sexta-feira, 3 de setembro de 2004
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Fabricante de aviões do Paraná
tenta vender para os EUA
A Indústria Paranaense de Estruturas (IPE), que
produziu cerca de 300 aeronaves ao longo de 30 anos,
busca espaço no mercado americano. Os Estados Unidos
absorvem por ano cerca de 5 mil aviões similares ao
novo modelo da fábrica curitibana, o IPE-06A.
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A
curitibana IPE Aeronaves se prepara para exportar seus produtos
Lyrian Saiki
A empresa curitibana IPE (Indústria Paranaense de Estruturas)
Aeronaves, que fabricou cerca de 300 aeronaves ao longo de 30
anos - a maioria planado¬es - quer agora abocanhar espaço no
mercado norte-americano. De acordo com o empresário João Carlos
Boscardin, filho do fundador da fábrica, os Es¬tados Unidos
absorvem por ano cerca de 5 mil aeronaves de modelos similares
ao produzido pela fábrica curitibana - o IPE 06 A. “A gente quer
pelo menos 1% desse mercado”, afirmou Boscardin.
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Boscardin explica que foram quase três anos de pesquisas e
projetos até desenvolver o IPE 06 A, cujo protótipo ficou
pronto em maio e que pode ser visto, hoje, em frente ao
Palácio Iguaçu, em Curitiba, fazendo parte das comemorações
da Semana da Independência. No galpão da empresa, localizado
no bairro Seminário, há outras três aeronaves na linha de
produção que devem ser concluídas até o final do ano: uma
delas ficará no Brasil, para apresentação ao IBAMA - que se
mostrou interessado nas aeronaves - a outra será mandada
para os Estados Unidos e - a última está ainda sem destino
certo.
De acordo com Boscardin, a intenção e produzir em 2005 um
avião por mês. Do total, pelo menos seis deverão ser
mandados para os Estados Unidos. “Nós sempre fomos mais
conhecidos lá fora do que no Brasil”, admitiu Boscardin,
referindo-se a tempos passados, quando a empresa recebeu
proposta de montar parceria com a França para fabricação de
aviões acrobáticos. |
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De acordo com o empresário, o IPE-06A o mais barato no mundo na
categoria. Cada unidade deverá “ser vendida a cerca de US$ 120
mil - valor inferior ao cobrado pela fábrica norte-americana
Husky; que tem produto similar. “Um avião com as mesmas,
características, e com design menos moderno, sai por US$ 170 mil
na Husky”, afirmou. O segredo, segundo ele, é a tecnologia
utilizada. “A grande receita de conseguir um avião barato é ir
no limite mesmo, usar o valor agregado tecnológico”, ensinou.
“Sigo o lema do meu pai: não inventar nada, apertas adaptar a
tecnologia existente.”
Quando o assunto é o projeto em si, Boscardin prefere não falar
em cifras. Revela apenas que deverá investir cerca de US$ 500
mil no ano que vem. O retorno do investimento, prevê, deve
acontecer em até dois anos.
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“É um projeto pequeno. E é melhor investir um pouco de cada vez,
do que US$ 2 milhões ou US$ 3 milhões de uma só vez” A fábrica,
que já teve 70 funcionários, conta agora com apenas 12, “Estamos
retomando devagar”, explicou.
Entre as vantagens do IPE 06 A, o empresário cita a operação
stol - que permite a decolagem e o pouso em curta distância -; a
possibilidade de separar as partes da aeronave, dispensando
guardá-la em um hangar; entre outras. A meta, acrescenta
Boscardin, é produzir quatro unidades do IPE 06 A em 2007. A
aeronave serve especialmente para o treinamento, instrução e
observação. Nos USA é utilizado ainda como transporta e lazer.
Na semana passada, o empresário esteve em Bras1lia, a convite do
Ibama. “Para o Ibama, é mais vantajoso ter uma aeronave como
esta, do que um helicóptero que custa muito mais”; apontou.
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Aviação agrícola
A IPE Aeronaves está de olho também em outro mercado: a aviação
agrícola. Boscardin conta que já tem o projeto pronto, e agora
está em busca de parcerias. “Querendo ou não o Brasil é um país
agrícola. Só há mil unidades na aviação agrícola, enquanto o
necessário seriam 10 mil”, afirmou. Segundo ele, a produção da
Embraer – 80 por ano – só é capaz de repor a pequena frota.
Conforme estudo elaborado por Boscardin, seriam necessários
cerca de US$2 milhões para a produção inicial de dez aviões
agrícolas. Em dez anos, com a produção aumentando sucessivamente
até atingir 48 unidades por ano, o lucro líquido é estimado em
US$16 milhões. O custo de produção seria de US$ 109 mil por
unidade, e o preço final, US$ 180 mil - valor abaixo do que é
fornecido pela Embraer (aproximadamente US$ 250 mil).
Produção começou há 32 anos
A IPE Aeronaves foi fundada há 32 anos por João Carlos Pessoa
Boscardin - pai de João Carlos Boscardin - com o objetivo de
desenvolver aeronaves leves com tecnologia própria, e a custos
inferiores às importadas. Até 1985, fabricou 156 planadores do
modelo Quero-Quero, com apenas um lugar, hoje espalhados por
todo o País. No período de 1980 a 1990, fabricou 80 unidades de
um novo modelo: Nhapecan, com dois lugares. Na época, o
principal cliente era o governo federal, que comprava as
aeronaves para a formação de pilotos. Em 1991,foi a vez da
produção dos modelos IPE 04 e CAP 10, ambos acrobáticos. Em
1992, surgiu o modelo IPE 06, como uma tentativa de entrar no
mercado de ultraleves - foram fabricadas 15 unidades.
Em 2000, a empresa verificou a necessidade do mercado
norte-americano por aviões de modelo similar ao IPE 06. Foram
três anos de estudos até chegar ao protótipo e iniciar a linha
de produção. Atualmente, os municípios de Cornélio Procópio,
Lapa, Ponta Grossa e Araucária estão oferecendo vantagens na
tentativa de atrair a fábrica, instalada em Curitiba. Segundo
Boscardin, a empresa pode de fato mudar de endereço. É que em
Curitiba há muito trafego aéreo, que pode afetar os vôos de
testes das aeronaves. (LS)
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