“O governador garantiu apoio político junto ao Ministério da
Agricultura para homologarmos mais este projeto que contribuirá,
certamente, com a agricultura mato-grossense”, disse o
empresário. Segundo Boscardin, a aviação agrícola é destinada a
plantações de arroz, milho, pastagens e soja.
Os aviões, que são leves e podem carregar até mil litros, além
de servirem para aplicação de agrotóxicos nas plantações, também
servem para combater incêndios florestais, fazer a nucleação de
nuvens para provocar chuvas, repovoar rios, barragens e açudes.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 10%
da área plantada no Brasil são pulverizados com aviões
agrícolas.
“Atualmente a única empresa no país que fabrica estes aviões, só
consegue produzir até 80 unidades por ano. E tenho informações
que numa exposição agrícola em Mato Grosso este ano, foram
vendidas 60 aeronaves, então acredito que existe mercado e
pretendemos implantar aqui, uma montadora, da fábrica de
Curitiba, até meados do próximo ano”, explicou Boscardin.
O modelo do avião agrícola da Ipê é o Ipê-010, um monoplano de
asa baixa retangular, como motor aeronáutico de seis cilindros
de 250 Hp. O modelo atinge 16 metros de altura e 400 metros
acima do nível do mar. “Este avião pode fazer a adubação,
semeadura, controle de parasitas”, complementou Boscardin.
A empresa de Curitiba fabrica atualmente os seguintes modelos:
Ipê-06 – aviação de esporte-, o Ipê-06A, Ipê-04 – avião de
treinamento primário e acrobático – e o planador monoplace
Quero-quero, fabricado desde 1970, com 156 unidades produzidas.
“Também tem o Nhapecan, um planador biplace, de instrução
primária – que leva o nome de uma ave do Paraná”, explicou
Boscardin.
GERAÇÃO DE EMPREGOS – O projeto de instalar uma montadora em
Mato Grosso pode trazer novos empregos ao Estado. De acordo com
o empresário a mão-de-obra qualificada não existe aqui, mas ele
pretende levar mato-grossenses para fazerem cursos em sua
fábrica no Paraná e trazer a mão-de-obra qualificada que o
empreendimento necessita.